Você tem mais de 18 anos?

Sim Não

Rota do Enxaimel

Uma das mais belas heranças coloniais dos imigrantes alemães, a construção em enxaimel, é a perfeita adaptação da arquitetura européia no Brasil.O maior acervo de construções em enxaimel existente fora da Europa é encontrado em Pomerode: são mais de 233 edificações deste tipo em todo o município. Destas, a maior concentração fica situada na localidade de Testo Alto, na chamada “Rota do Enxaimel”.

São 54 construções genuínas dispostas em um agradável roteiro de 16 km. As casas construídas no período da imigração, no século XIX, chamam a atenção, em especial pelo ótimo estado de conservação. Além de desfrutar do patrimônio arquitetônico herdado dos colonizadores alemães, a Rota do Enxaimel é possível apreciar o modo simples e tranqüilo em que se vive no local.

As belas paisagens do trajeto rural fazem parte do conjunto de bens chancelados em nível federal pelo Instituto Nacional de Patrimônio Histórico (Iphan). O caminho era usado antigamente como rota comercial, interligando Pomerode a Jaraguá do Sul, antes mesmo da construção da rodovia que liga os dois municípios.

Na Rota de Enxaimel é possível o visitante adquirir biscoitos produzidos na cidade, bem como visitar propriedades rurais, pousadas, falcoaria e jeeptour.

Mais informações: WWW.vemprapomerode.com.br

Galeria

Como Chegar