Você tem mais de 18 anos?

Sim Não

Guabiruba – SC

A história de Guabiruba está entrelaçada com a de Brusque, que sob a direção do barão Maximilian von Schneeburg, fundador da nova colônia de Itajaí, a partir de 1860 trouxe os primeiros imigrantes alemães para a região. Posteriormente chegaram italianos, poloneses e austríacos.

Os imigrantes dedicaram-se inicialmente a lavoura e à extração de madeira, construindo ranchos para seu abrigo. Muitos trouxeram sua profissão de origem. Seu esforço, empreendedorismo e coragem moldaram uma cidade próspera.

Depois dos primeiros empreendedores, comércios e indústrias têxteis, foi aberto o caminho para a modernização, com o início das fábricas de malhas, confecções, tinturarias e metalurgias, que se deu a partir da década de 70.

O desenvolvimento propiciou a vinda de novas famílias, culturas e tradições, que escolheram o município para construírem seu lar. Atualmente a cidade abriga mais de 20 mil habitantes. Está distribuída em uma área de 195 km² e situa-se no Vale do Itajaí – Mirim.

A sede do município fica a uma altitude de 21 metros acima do nível do mar. A cidade limita-se ao norte, com Gaspar e Blumenau; ao sul e a oeste com Botuverá e a leste com Brusque.

Emancipação

A criação do município ocorreu a partir da Resolução nº 238, de 28 de abril de 1962, aprovada pela Câmara Municipal de Brusque, com o voto minerva do seu presidente, João Batista Martins. A resolução foi encaminhada para Assembleia Legislativa pelo deputado estadual Raul Schaefer. Os termos da resolução foram ratificados pela Assembleia Legislativa, mediante a promulgação da Lei n° 821, de 7 de maio de 1962. A instalação oficial foi realizada em sessão solene no dia 10 de junho de 1962, sendo que Henrique Dirschnabel tomou posse como prefeito até 30 de janeiro de 1963.

Onde comer

O que fazer

Onde ficar

Como Chegar